Redes sociais: FacebookLinkedin

Fases na Preparação da Cerveja

Existem basicamente 2 fases no processo de preparação de sua cerveja:
1. fermentação e 2. clarificação e condicionamento.

1. Fermentação

O período de fermentação começa assim que você adiciona fermento cervejeiro e fecha sua Beer Machine. Por cerca de 3 a 5 dias, é melhor manter sua Beer Machine à temperatura ambiente, pois a fermentação terá melhores resultados entre 18 e 22 graus Celsius.

Enquanto o seu mix e o fermento estiverem vivenciando este momento místico e fermentando, não é necessário acrescentar CO2 a partir da unidade de carbonatação, o que poderia retardar a fermentação. A carbonatação natural virá na próxima fase.

2. Clarificação e Condicionamento

O processo de clarificação e condicionamento começa entre o 3º e o 5º dia. Neste momento, a fermentação deve estar finalizando, e você poderá transferir sua Beer Machine para dentro do refrigerador, onde a clarificação ocorre mais rapidamente.

Essa fase de clarificação e condicionamento deve durar mais 4 a 5 dias adicionais, enquanto a cerveja irá absorvendo o CO2 formado naturalmente durante a fermentação.

A clarificação e absorção do CO2 ocorrem mais rapidamente a temperaturas menores, por volta de 2 a 3 graus Celsius. O resfriamento também ajuda a finalizar a fermentação e facilita a clarificação da cerveja.

Procurando mais informações? Verifique nossa página de FAQ com as dúvidas mais frequentes.