Redes sociais: FacebookLinkedin

FAQ - Frequently Asked Questions

Veja abaixo as dúvidas mais comuns sobre sua Beer Machine, e se precisar de mais ajuda, por favor entre em contato.

Dúvidas Mais Frequentes - Montagem

• Onde posso obter as instruções de montagem da Beer Machine ?
Download o Guia de Montagem e Uso da Beer Machine.

• Existe alguma dica sobre a instalação das braçadeiras?
Se a braçadeira estiver muito apertada, experimente lubrificar com uma pequena quantidade de óleo vegetal para facilitar o deslizamento e encaixe nas ranhuras.
Em seguida instale as braçadeiras como descrito no seu Guia de Instalação e Uso da Beer Machine. Lembre de ir instalando as braçadeiras uma de cada lado alternadamente.

• Qual a melhor maneira de instalar a junta de vedação principal? Quando tento instalar, ela se solta antes que eu consiga encaixar a metade superior do corpo principal da Beer Machine e as braçadeiras.
A junta de vedação principal é simétrica, ela não tem um lado superior/inferior, nem direita/esquerda. Ela pode ser instalada diretamente, basta apenas encaixá-la na ranhura da metade inferior do corpo principal da Beer Machine.

Começe por um dos cantos da metade inferior do corpo principal da Beer Machine, pressione o canto da junta até firmar na ranhura. No canto oposto, pressione o canto da junta até firmar na ranhura. Repita esse procedimento nos 2 outros cantos.

Se a junta parecer estar um pouco menor do que o necessário, estique ligeiramente e pressione novamente na ranhura. Novamente comece por um dos lados, a partir do canto e em direção ao centro, pressionando para que a junta encaixe na ranhura. Repita em cada um dos lados.

Assim que a junta estiver corretamente encaixada nas ranhuras, coloque a parte superior da Beer Machine e encaixe as oito braçadeiras. Depois da primeira fermentação, a junta se ajusta firmemente por conta da pressão interior, e fica mais fácil de reinstalar.

Dica: Se a junta não estiver maleável suficiente, coloque a mesma num banho de água morna (aproximadamente 60°C) por 5 a 10 minutos, e seque bem com uma toalha de papel antes de instalar a mesma.

• Como evitar vazamentos ?
A melhor maneira de evitar vazamentos, seja de líquido ou gás, é seguindo as instruções de montagem e executando o teste de estanqueidade, conforme descrito no Guia de Montagem e Uso da Beer Machine.

Dúvidas Mais Frequentes - Preparando sua Cerveja

• A fermentação começou mas o medidor de pressão não marca nada. Minha cerveja está fermentando e estão se formando bolhas na tampa superior.
Provavelmente existe algum problema de montagem no conjunto formado pelo recipiente "anti-espuma", sua cobertura, a junta de vedação e a válvula de alívio de pressão. Eles precisam ser montados corretamente, caso contrário a válvula de alívio pode estar fora de lugar e permitindo o vazamento de CO2.

Esse e qualquer erro qualquer de montagem que permita o vazamento de CO2, vai impedir sua retenção e carbonatação da cerveja, e vai fazer com que o medidor aponte pressão baixa ou zerada.

Para resolver esse problema:
- lave bem as mãos (para evitar introduzir micro-organismos indesejáveis dentro da área de fermentação)

- coloque a Beer Machine numa área limpa

- solte a tampa superior, retire o conjunto formado pelo recipiente "anti-espuma", sua cobertura, sua junta e válvula, verifique os encaixes e ajuste esses componentes novamente. Ao encaixar corretamente o recipiente "anti-espuma" e sua cobertura, é possível ouvir um estalido das duas peças se encaixando, o que vai garantir o correto posionamento da válvula de alívio de pressão (o orifício central da válvula é posicionado de modo preciso e ajustado no encaixe em forma de "espinho" dentro do recipiente anti-espuma)

- remonte esse conjunto, instale novamente e feche firmemente a tampa superior para garantir uma boa vedação

Nota: Você pode adicionar CO2 para testar se ainda existe vazamento, ou esperar um pouco pelo CO2 formado pela própria fermentação. Nesse caso, verifique novamente o medidor de pressão após 2 a 3 horas para verificar se o problema foi corrigido.

• Não vejo nenhum vazamento aparente, mas minha cerveja está sem gás. Segui as instruções de montagem, o medidor de pressão marcava cerca de 15 psi de pressão durante a fermentação. A cerveja está com sabor agradável , mas ao adicionar CO2 ele só dura 1 dia.
Provavelmente existe algum vazamento de ar acima do nível da superfície interna.

Enquanto a cerveja estiver fermentando, o medidor de pressão deve marcar entre 10 e 15 psi, e se você colocar um pouco de água sobre a válvula de alívio de pressão, na tampa superior, será possível observar a formação de bolhas de CO2 no centro da válvula. Com o final da fermentação, a saída de bolhas diminui progressivamente até parar; a pressão se mantém, e cerca de 50% do CO2 será absorvido pela cerveja quando for transferida para o refrigerador.

Para encontrar o vazamento:
- aplique um pouco de água com sabão nos locais onde a unidade de carbonatação, os medidores de pressão e temperatura (no modelo BrewMaster), e a tampa superior se conectam ao corpo principal da BeerMachine

- aplique um pouco de CO2 a partir da unidade de carbonatação, e verifique se existe formação de bolhas em algum local, indicando a existência de vazamento

- elimine qualquer vazamento apertando a conexão correspondente

- após o problema ter sido resolvido, acrescente um pouco de CO2 a partir da unidade de carbonatação para repor a pressão perdida e facilitar servir a cerveja

•Após servir alguns copos, parece que o fluxo de saída diminui, isso é normal?
Sim. Apesar da cerveja estar carbonatada, é necessário manter uma pressão positiva, que chamamos de pressão de serviço. Conforme a cerveja vai sendo servida, forma-se momentaneamente um vácuo no interior da Beer Machine, que vai ser preenchido com o gás da cerveja, mas isso demora um pouco a ocorrer. Servindo alguns copos em seguida esse efeito fica evidente. Nesse caso, basta ir acrescentando um pouco de CO2 a partir da unidade de carbonatação para ir mantendo a pressão interna, e para facilitar servir a cerveja.

• Que tipo de água posso utilizar, mineral ? E água de torneira, de poço?
Sim, você pode preferencialmente utilizar água mineral. Abra a garrafa ou garrafão no momento que for utilizar, para evitar contaminação com micro-organismos indesejáveis.

Você pode, alternativamente, usar água encanada, se vier clorada e livre de bactérias. Apenas evite o excesso de cloro, que é prejudicial ao processo de fermentação. Você pode por exemplo ferver a água e esperar ela esfriar. o que elimina o cloro e também as bactérias.

Evite água de poço, que pode ter composição inadequada (por exemplo falta ou excesso de sais minerais) ou pode estar contaminada com micro-organismos indesejáveis.

• Quanto tempo dura a cerveja na Beer Machine?
Enquanto você mantiver a sua Beer Machine no refrigerador, sua cerveja deve se manter estável por mais de 1 mês. Nós sugerimos ir aplicando periodicamente um pouco de CO2 a partir da unidade de carbonatação para ir mantendo a pressão interna e o frescor da cerveja.

• Posso engarrafar a minha cerveja ?
Sim, existe um Kit Upgrade para o engarrafamento. Esse kit permite transferir a cerveja de sua Beer Machine diretamente para garrafas, para posterior consumo.

>> TOPO